À medida
O programa Liderança em Ação foi customizado à medida das necessidades do Ministério da Educação angolano, que identificou as competências críticas a desenvolver para os seus diretores nacionais ao longo de oito dias. Este consistiu numa avaliação inicial de competências de liderança, seguida de treino em competências tendo em conta as especificidades da administração pública, nomeadamente a gestão da inovação e da mudança, estratégia, planeamento e monitorização, gestão de equipas de elevado desempenho, gestão de projetos, delegação e responsabilização, finanças para não financeiros, entre outras. O programa foi concluído com uma cerimónia de entrega de diplomas, em que esteve presente o secretário de Estado da Educação de Angola, e para a qual foram convidados alguns órgãos de comunicação.
Redução de custos e ineficiências
O Liderança em Ação foi um projeto inovador que deu origem a outro programa, direcionado para chefes de departamento do Ministério, e novamente customizado em função das necessidades específicas dos participantes. Este segundo Liderança em Ação teve módulos mais operacionais, focados na gestão de pessoas, inteligência emocional, gestão da mudança, gestão arquivística e documental, entre outros.
Com o Liderança em Ação o Ministério da Educação de Angola uniformizou estilos de liderança e de gestão nos seus dirigentes e reduziu custos e ineficiências. E, em simultâneo, mobilizou diretores e chefes de departamento nacionais de todos os pontos de Angola para participarem no programa, disseminando assim as competências apreendidas por diversos pontos do país.