Chama-se Hub Criativo do Beato e promete ser um pequeno mundo dentro de Lisboa, onde o empreendedorismo e a inovação imperam. São 35 mil metros quadrados (m2), distribuídos por 20 edifícios, cujo objetivo é tornar-se num dos maiores hubs de empreendedorismo a nível europeu. O principal foco são as empresas criativas e tecnológicas, mas também há espaços de restauração e auditórios para lazer e cultura que estarão abertos a toda a cidade.
De complexo fabril a hub de inovação
Foi em meados de junho de 2016 que a Câmara Municipal de Lisboa anunciou a cedência de utilização do complexo fabril que pertencia ao Exército Português e onde antigamente se produziam alimentos para, após profundas obras de reabilitação, passar a acolher mais de 3 mil pessoas de todo o mundo que querem produzir inovação.
Em 2023, a promessa de Carlos Moedas, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em lançar a Fábrica de Unicórnios instalada no Hub Criativo do Beato, passou da teoria à prática. E já foram selecionadas as oito scale-ups (de um total de 33 candidaturas) que vão integrar a primeira edição do Scaling Up Program, que arrancou no passado mês de janeiro.
Com o slogan, “It’s only a myth until you make it true”, a Fábrica de Unicórnios pretende apostar na inovação tecnológica como fonte de enriquecimento da cidade, ao captar e apoiar start-ups e scale-ups.
Ver nascer de um complexo fabril desativado, na frente ribeirinha oriental de Lisboa, um centro de inovação desta dimensão e com esta ambição, e ainda poder fazer parte da concretização deste projeto e deste sonho, é motivo de uma grande satisfação pessoal e de um enorme privilégio.
Margarida Gonçalves, Partner da LBC
O impulsionador
A Startup Lisboa é a grande responsável pela alavancagem deste projeto. A incubadora é uma referência para o ecossistema empreendedor e tem como missão ajudar Lisboa a estar bem preparada para receber ideias e empreendedores com vontade de construir valor para todo o mundo. Com pouco mais de dez anos desde da sua fundação, a Startup Lisboa soma mais de 250 projetos integrados em três áreas: tecnologia, comércio e turismo, e apoiou mais de 400 start-ups que geraram acima de 4500 postos de trabalho.
A LBC contribuiu na área da operacionalização deste ambicioso projeto e ajudou na escolha e seleção de stakeholders.